GRANBLACK: o que esperar de cada etapa de aplicação

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
15/07/2020

A aplicação do produto está totalmente ligada à sua eficiência. Cada etapa de aplicação precisa ser realizada da maneira correta.

O GRANBLACK é um fertilizante organomineral classe A, que contém em sua formulação moléculas pequenas, que são facilmente absorvidas pelas plantas. Conta também com uma alta concentração de carbono orgânico e nutrientes balanceados para o bom desenvolvimento do pomar. 

A aplicação do produto pode ser feita por pulverização e fertirrigação, pois trata-se de um fertilizante organomineral classe A fluido. 

Além de tudo isso, o GRANBLACK é o único produto que possui a molécula NAC, um potente antioxidante e desagregador de calose nas plantas.

Saiba mais sobre todos os benefícios do GRANBLACK.

Trazendo todas essas características e qualidades, é primordial que a aplicação do GRANBLACK seja feita de maneira correta, obedecendo as instruções e prazos designados pela Amazon AgroSciences, fabricante do produto. O GRANBLACK surgiu como uma ferramenta dentro do pacote tecnológico de combate ao greening.

Etapas de aplicação do GRANBLACK no pomar

A aplicação do produto deve iniciar na época das chuvas, mais precisamente na primeira chuva após o início da floração. O início das aplicações deve ser feito durante a floração principal, quando mais de 50% das flores já estiverem abertas.

A recomendação é que sejam feitas, no mínimo, de 8 a 10 aplicações durante o ciclo, sempre com intervalo de 30 dias entre elas.

Fonte: Elodie Oudot em Unsplash

A florada principal vai ocorrer em diferentes épocas do ano, dependendo da região do país em que está o seu pomar. No entanto, podem ocorrer até 5 floradas nos pomares, dependendo da região em que estão plantados.

Em regiões mais frias a floração de primavera pode ocorrer entre julho e setembro. É o fluxo que antecede a florada principal. Para regiões de climas mais quentes, podem ocorrer floradas durante todo o ano, sempre depois da indução.

A florada principal vem sempre depois de um longo período de estresses (podendo ser hídrico ou de temperatura).

Efeitos da primeira etapa das aplicações

Num primeiro momento o GRANBLACK vai atuar como fertilizante na planta, suprindo as necessidades e as falhas dos principais elementos para a cultura dos citros. O produto, que possui macro e microelementos, consegue agir nas plantas de maneira rápida, devido a sua formulação, que contém pequenas moléculas, sendo facilmente absorvido.

É importante destacar que o GRANBLACK vem para complementar a adubação convencional e rotineira, que já é feita no pomar. Ele não é um substituto, e sim um produto complementar que, além dos nutrientes, fornece NAC desde a primeira aplicação.

Sabemos que o fornecimento de nutrientes para as plantas em plena floração é de essencial  importância. Na floração, as plantas cítricas tem um dos maiores fluxos de absorção de nutrientes. A falta de adubação correta pode causar  deformações nos ramos, folhas e frutos, clorose e redução no pegamento das flores, redução no crescimento e no tamanho dos frutos. Consequentemente, menor produção.

Efeitos da segunda etapa das aplicações

É muito importante as aplicações seguirem a recomendação, e serem feitas com os intervalos propostos. Isso porque o GRANBLACK é de ação contínua, que vai atuar na planta como um tratamento. O seu uso é uma ferramenta complementar no manejo do greening.  A presença do NAC no produto também pode auxiliar na redução dos sintomas da doença.

O GRANBLACK o único produto que possui a molécula NAC, um aminoácido com alto poder antioxidante que atua na redução das caloses nas plantas. Deixando as plantas com melhor fitness, e destravando o pomar.

Caloses: são moléculas formadas nas plantas como uma forma de resposta aos diferentes estresses. Plantas infectadas com greening acumulam calose no floema como resposta à presença da bactéria. O entupimento dos vasos pela calose leva ao acúmulo de amido nas folhas, causando o amarelecimento.

A tecnologia da formulação do fertilizante organomineral classe A, GRANBLACK, é de ponta. O NAC também tem um papel importante no biofilme das bactérias, desobstruindo o floema e garantindo que a planta volte a se alimentar.

A molécula NAC é similar ao aminoácido cisteína. A cisteína é considerada um aminoácido fundamental para as plantas, atuando diretamente no mecanismo antioxidante e de proteção das células. Além disso, o NAC é ecologicamente correto, não provocando efeitos residuais no solo e nos frutos.

Efeitos da terceira etapa de aplicações

Após a quinta aplicação do GRANBLACK é muito visível a resposta das plantas aos efeitos do produto. Plantas com sintomas reduzidos do greening, mais saudáveis e sem amarelecimento.

Os sintomas do greening nas plantas cítricas são diversos. Iniciando pelo amarelecimento das folhas, podendo causar sua queda. 

Nos frutos, o greening pode alterar a cor da casca, deixando-os verde claro. Também altera o tamanho, deixando-os pequenos e deformados, com albedo bem espesso e sementes abortadas.

Fonte: Hans Braxmeier em Pixabay

O greening também modifica o sabor do suco dos frutos, alterando sua composição e deixando os frutos amargos, e com alta acidez. Também podem ser encontrados frutos com sabor “metalizado”. Essas características impedem a comercialização, tanto para a indústria, quanto para o consumo in natura. Os maiores prejuízos vem com a grande queda dos frutos, causada pela doença, fazendo com que a produção seja drasticamente reduzida.

Saiba mais sobre os fatores que causam quedas de frutos no pomar. 

Nessa etapa, a partir dos efeitos benéficos cumulativos devido ao uso do GRANBLACK, as plantas já estarão melhor nutridas, e o pomar mais saudável. Além disso, o NAC já atuou na redução das caloses, desagregação das bactérias e na diminuição do estresse oxidativo dentro das plantas.

Estresse oxidativo: é um desequilíbrio que ocorre nas plantas com greening devido a presença das bactérias e do grande número de caloses nos vasos condutores. O estresse oxidativo está associado ao grande número de radicais livres que causam danos nas células da planta.

Todas essas ações do GRANBLACK nas plantas cítricas vão atuar diretamente na diminuição da queda dos frutos. As plantas conseguem segurar melhor os frutos porque sua sanidade se torna melhor.

Os testes realizados com o produto e as respostas das plantas às aplicações podem ser vistas em nossa página de resultados.

São muitas as vantagens em um só produto. GRANBLACK é um produto sustentável, que reduz a queda dos frutos, nutre a planta, evita o estresse oxidativo e auxilia no manejo do greening. O resultado é pomares mais saudáveis e maior produção.

Texto por:

Deixe um comentário:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.